QUAL É O ENDEREÇO DE DEUS?

No evangelho de João, capítulo quatro, versos dezenove a vinte e seis, temos o conhecido relato do encontro de Jesus com uma samaritana junto ao poço de Jacó.  Essa mulher, ao ver Cristo como profeta, deseja saber se ele dará a ela sua opinião sobre o assunto e irá informá-la de qual era o correto lugar de adoração.

Ela era, em sua busca, honesta, sincera e intensa, porém, o Mestre sinaliza que ela estava equivocada em sua percepção de adoração. Em toda sua intensidade, ela estava indo numa direção contrária à proposta de Deus.

A experiência aqui descrita é muito importante para nós, ainda hoje, porque muitas vezes, insistimos em procurar Deus onde Ele não está: Jerusalém ou o Monte em Samaria?

Buscamos a manifestação de Deus com base em parâmetros diferentes do que Ele mesmo determinou. Desejamos sua manifestação, mas não acompanhamos sua revelação.

Tendo em mente que adoração é um estilo de vida, portanto, relacionamento com a divindade, vejamos algumas lições do texto:

 

I - O relacionamento com Deus não depende de local e sim de postura (Sl 22:3 - I Tm 2:8)

o   Não obstante, o local é importante no processo de comunhão e edificação

o   Deus quer relacionamento e não encontros ocasionais

o   O interno (interior) tem mais peso que o externo (exterior)...

o   não é o superficial é o profundo (íntimo) que conta

 

II - O relacionamento com Deus tem foco espiritual e não físico (eterno e não temporal)

o   As coisas físicas, temporais, são passageiras. O templo logo seria destruído (“...os elementos estão reservados para o fogo...”)

o    “em espírito”... não deviam adorar apenas com seus corpos, porque o exercício corporal é proveitoso para pouca coisa; mas com inteiro coração empregado nisso;  por e sob a influência e assistência do Espírito de Deus, sem quem não se pode realizar a adoração, nem orar, louvar, pregar ou servir corretamente.

o    Os símbolos são apenas sombra do que estava por vir... adorar com base no que se pode tocar é pobreza perceptiva. “Deus é espírito”, transcende a matéria, portanto, lugar ou coisas... Fp 3:3

o    Só pelo espírito o adorador e sua adoração se tornam aceitáveis (“é o Espírito que...”)

 

III - O relacionamento com Deus tem base na verdade e não em suposições humanas; é do jeito e como Deus diz e não do jeito que conveniamos. Adoração correta (em verdade) só existe quando é feita à moda de Deus. Como estamos adorando?

o   Nem tudo que nos é conveniente ou vantajoso ou mesmo que tenha resultados é correto, justo e verdadeiro. Mesmo havendo adoração no Monte (a nação estava envolvida nisso), não era o que Deus tinha determinado.

o   Adorais o que não conheceis... uma adoração sem fundamentos é falsa! Só porque é para o meu bem está valendo?! II Reis 17:24-33. Verdadeiro adorador?

 

CONCLUSÃO

Qual a opinião de Deus a respeito da adoração? É preciso deixar de lado a água do Poço de Jacó e beber da Fonte Jesus Cristo!

“Nossos pais adoraram...” – além das tradições, além das talhas, além do poço, além dos montes, além de Jerusalém... o novo centro da espiritualidade humana – o local de comunhão não está mais restrito a áreas geográficas, mas, é no espírito humano em comunhão com Deus, por meio de Cristo.

* Como você tem buscado a manifestação de Deus para sua vida?

* Com base no que você tem procurado a Deus?

* Com base em que você deseja experimentar as coisas de Deus?

Reconheça se suas bases têm sido diferentes das de Deus... Submeta-se aos parâmetros do Senhor... Peça ao Espírito Santo para trazer luz ao seu coração e volte-se para as Escrituras com todas suas forças...

Pr. Samuel A. Martins

Pastor da IEAB em Taboão da Serra/SP

Secretário Diretoria Geral Administrativa

 

 

MUDE SUA MANEIRA DE PENSAR

Romanos 12:2

Uma mulher entrou numa lanchonete e não encontrando uma mesa vaga, sentou-se próxima ao balcão onde estava uma senhora... A mulher notou que a televisão apresentava o noticiário das 22h, e a matéria mostrava um homem que estava em pé à beira de uma ponte, ameaçando suicidar-se, pulando de lá. A senhora que já estava sentada, disse que apostava 20 dólares que o homem iria pular e a mulher então disse que apostava 20 que o homem não pularia. Assim que colocaram o dinheiro sobre a mesa, o homem pulou da ponte. A mulher então vai à sua bolsa para pegar o dinheiro e pagar a aposta, quando a senhora diz a ela que não poderia aceitar o dinheiro porque já sabia que o homem ia pular, porque o mesmo noticiário já havia passado as 6h da tarde. A outra então responde que também havia assistido o noticiário da tarde e visto aquela matéria, mas não acreditou que o homem ia pular de novo...  (Bob Harison)...

  • Por que a gente faz sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito?
  • Por que fazemos coisas erradas o tempo todo e repetimos os mesmos erros constantemente?
  • Por que, queremos ir em frente, mas acabamos tomando decisões erradas que nos impedem de avançar e nos fazem regredir?

Um sistema de crença errado, fará a pessoa sentir-se errada mesmo quando esteja agindo corretamente! Quando voce conhece algo, suas respostas e reações, passam a ser automáticas...Por causa daquilo que está em voce, impregnado, voce age, responde instintivamente, faz sem nem pensar..... (se voce está dirigindo e encontra um semáforo, voce não para pra pensar no que vai fazer.. voce age naturalmente à luz que acender)

95% das decisões que tomamos são respostas automáticas em função do sistema de crença que existe dentro de nós! São feitas sem nem pensarmos... Agimos de acordo com o sistema de crença (o que governa nossa vida, que está no subconsciente); se este sistema estiver errado, decidiremos erradamente, não importando honestidade ou sinceridade...

  • Qual é o seu sistema de crença?  Sistema religioso x Sistema cristão (bíblico)

Mateus 12 mostra que pensamentos tradicionais (naturais) podem impedir a Palavra de entrar em nós e produzir efeito, pois eles se tornam o filtro daquilo que recebemos...

  • Se voce não mudar sua maneira de pensar, não será transformado e então jamais experimentará a vontade de Deus!

De acordo com o que voce pensa, acontece! Que tipo de mente? Natural, humana ou Espiritual, divina...  Provérbios 23:7

Cuidado com o tipo de mente... o sistema de crença... (Tiago 1:8). Se voce é instável no seu pensamento tudo o que produzirá e viverá é instável...

 

COMO VOCE PODE SE LIBERTAR DE UM SISTEMA DE CRENÇA (PENSAMENTO) ERRADO?

 Coloque um novo sistema de crença, para que ocupe o lugar do antigo e este deixe de existir

 A melhor maneira de se fazer isso: mudar o pensamento, passa pela repetição (Josué 1:8  Salmo 1:2)

 Pegue a Palavra de Deus e a coloque “dentro de voce” para que expulse os ensinos errados (Sl 119:11 Dt 6:6-9 II Cor 5:17)

 O processo de repetição de algo incute um conceito. O que está sendo repetido à voce?!

Leia, reflita, ouça, veja, fale, ore, repita à voce, fale uns aos outros até que “entre em seu coração”, e então faça parte de voce, e voce passará a agir naturalmente segundo os propósitos de Deus... não precisará se preocupar; acontecerá com naturalidade....

Israel vivia como escravo no Egito. Clamou a Deus e este os livrou do cativeiro e os conduziu para a posse de uma terra de abundância... mais do que o suficiente!

O Mar Vermelho se abriu, teve o fogo e a nuvem; tem maná do céu para alimentar e etc... E então chegam à beira do Rio Jordão. Logo uma equipe (12 espias) é enviada para reconhecimento da terra nova. A equipe volta com o relatório e todos os 12 afirmam que a terra era de abundância e trouxeram evidências disso.

Agora, eles tem que decidir se vão à luta para a posse da terra; e eles decidem dar ouvidos aos 10 e não vão à luta. Fizeram uma escolha errada! Por que?

Por causa do sistema de crença que estava dentro deles. Eles cresceram no Egito, onde tudo o que tinham era apenas o bastante para sobreviver, para os manter vivos e como força de trabalho.... então, não souberam fazer uma escolha que os levaria além disso... O que escolheram? “Vamos voltar ao Egito!” Por que? Porque era o que estavam acostumados a fazer e viver.

Então, 40 anos depois, os seus filhos vêm ao mesmo rio e dizem agora totalmente diferente: “Vamos possuir a terra!” e tomaram posse dela!

Porque os filhos puderam e os pais não? PENSAMENTO... os pais tinham o pensamento influenciado pela vida do Egito, e os filhos tinham influência de Josué e Calebe...

  • Quando voce começar a crer, a sua vida tomará uma dimensão diferente!
  • Pegue a Palavra e coloque-a “dentro” de voce!
  • Repita-a até que se torne parte de voce; e seja-lhe natural...

 MUDE SUA MANEIRA DE PENSAR PARA VIVER DIFERENTE!

 Pr. Samuel A. Martins

Pastor da IEAB em Taboão da Serra/SP

Secretário Diretoria Geral Administrativa